6.12.15

Temas e simbolismo


Ohayou ^^

Nap, não desapareci, aliás, achei uma quantidade abismal de postagens que adoraria traduzir ou que me inspiraram a análises. Aliás, criei um tumblr só para No.6 - o conteúdo é basicamente o mesmo do blog, mas o que é da minha autoria é traduzido para inglês, e reblogo gifs e análises achadas. Este aqui: www. O que trago hoje é mais uma tradução que permitirá compreender um pouco melhor a complexidade das novels, um trabalho muitíssimo completo que pode ser lido na forma original {aqui}. Irei falar de alguns dos temas, lições e simbolismos mais relevantes nos livros, que não são os assuntos clássicos de que toda a gente fala quando fala de No.6, ou seja, algo para além da questão da representatividade. Espero que seja um post refrescante ;)

Temas/Simbolismos

Wow, ok. Eu entrei em no.6 há 4 anos atrás, lembro-me do entusiasmo de esperar pelo lançamento do próximo episódio, da próxima sinopse da novel, do próximo lançamento do mangá. Eu era admin na página de facebook de no.6. Li a última novel através do google tradutor porque os resumos não estavam a ser lançados depressa o suficiente! Foi muitíssimo divertido envolver-me com no.6 e com o seu fandom, e cheguei a ter um monte de análises profundas na minha antiga conta do tumblr, mas aqui estão mais reflexões sobre temáticas. Esperançosamente com isto, serei capaz de tirar esta série do meu sistema pelo melhor! ~

Temáticas

Estima pelos mais velhos
Nezumi só foi salvo do Massacre Mao porque a sua Avó(?)* agarra nele e foge. Ela ensina-o a sobreviver, e tudo o que pode sobre a cultura do Povo da Floresta, antes de morrer. Nezumi pode ter escalado uma pilha de corpos mortos e chegado à superfície do Edifício Correlacional por conta própria, mas é Rou que o leva à sociedade subterrânea. É Rou que lhe entrega uma faca e consegue uma chance muito muito pequena de Nezumi escapar antes que o levem a Moondrop.

Inukashi sobreviveu enquanto bebé porque um homem idosos decidiu ficar com ele. E o mesmo homem deixa para trás os cães, o hotel, o seu verdadeiro legado, antes de se afastar para algum lugar para morrer.

Foi a avó de Safu que lhe tricotou roupa feita à mão, o que permitiu 3 pontos-chave no enredo: Shion elogia Safu sobre a sua camisola feita à mãe e tornam-se amigos; Safu regressa de No.5 para atender o funeral da avó, e é capturada como espécime pelo departamento de segurança; o pai de Lili, que trabalha com o lixo no Edifício Correlacional, vende o casaco dela a Inukashi, que depois o vende no Bloco Oeste - Shion vê o casaco numa loja do Bloco Oeste e apercebe-se de que é de Safu, por ser feito à mão e não haver outro igual, uma recordação da sua preciosa avó.

Shion conheceu Rou, que lhe deu informação sobre o passado de Nezumi, e entregou o chip repleto de dados sobre a cidade que conduz ao final da obra.

Enuncio como adição o facto de que No.6, na Casa Twilight (supostamente o paraíso em que todos os idosos sonham ter permissão para entrar), mata os velhos, considerando que eles "já não são úteis à sociedade".

*Nota: Em inglês, a novel só está disponível {aqui} e, nela, quem salvou Nezumi é uma mulher referida como Gran ou Granny. E creio que o formato original, em japonês, não é muito mais claro. Não há como saber se é realmente avó de Nezumi ou esse foi só um apelido que ele lhe deu por ser uma mulher idosa. 

Testemunho/mensageiro ativo das atrocidades do passado
Imagens do Holocausto por todo o lado. Um capítulo começa mesmo com uma citação dos Julgamentos de Nuremberg. O Massacre Mao evoca as "limpezas étnicas" aborígenes que ocorreram ao longo da história do mundo. Ditaduras/corrupção do estado é claramente denunciado também, através do Major de No.6 e dos membros da elite.

Shion é lembrado mais e mais vezes de que deve cravar as atrocidades que testemunhou na sua memória e nunca as esquecer intencionalmente, pois ser-lhe-ia mais fácil fazê-lo. Ele deve recordar A Caçada, o Massacre Mao, a base do Edifício Correlacional, a sociedade subterrânea, os espécimes, Safu, etc...

Shion nunca os deve esquecer e deve usar qualquer autoridade que adquira para prevenir que isso volte a ocorrer. Isso é concluído com ele a tornar-se um membro do projeto recreacional da cidade. Ele próprio está a lutar para atribuir à sociedade subterrânea a propriedade de uma terra, tem de cuidadosamente cuidar das margens entre o "interior" e "exterior" de No.6, tem de punir e impedir aqueles que pensam no seu próprio lucro e não nas pessoas (Yoming) e, acima de tudo, tem de ter cuidado para não se tornar o próximo ditador de No.6.

Isso é ainda mostrado por Nezumi/Inukashi que pensam que se deve lamentar os mortos por continuar a viver, pensando neles de vez em quando.

Várias mensagens ambientais
Tema um quanto óbvio por tudo o que envolve o Povo da Floresta e Elyurias. Se não protegermos o ambiente uma vespa gigante sagrada vai matar-nos a todos não teremos futuro. Isso é especialmente importante para transmitir às gerações seguintes como um esforço contínuo. No.6 e as outras 5 cidades-estado foram criadas porque o resto do mundo se tornara inabitável pela destruição levada avante por mãos humanas, e ainda assim após o estabelecimento das cidades, mais nenhuma ação foi levada avante para proteger a natureza, apenas o interior da muralha importava.

Macbeth é frequentemente citado por este motivo. No enredo de Macbeth, os animais canibalizavam-se, morriam ocasionalmente de doenças, e uma floresta inteira "marcha" em direção ao castelo de Macbeth. A natureza está num Caos, tudo está errado no mundo, devido a alguém que não merece estar no poder. Soa familiar, não soa? Macbeth é mesmo um rei que tem uma esposa a tomar e influenciar as suas decisões, assim como o Major, Fennec, tem o cientista sem nome.

Humanos são capazes de feitos grandes e terríveis, e está tudo conectado (+ animais são incríveis)
Ok, feitos terríveis são executados por No.6 obviamente, mas também pelos cidadãos do Distrito Oeste. Rikiga convence mulheres a prostituir-se por lucro pessoal. O talhante dispara entre a multidão para derrubar um ladrão. Em Beyond, Yoming e os seus apoiantes procuram mais lucro. Os residentes de No.6 recusam-se sem vacilar a partilhar bens com o Bloco Oeste.

Toda a gente vive por conta própria. É através de Shion que vemos quanto a mudança que pode ocorrer através de boas ações. Ele salva o irmão de Kalan que está a sufocar com uma noz atravessada na garganta. Toma o seu tempo para ler às crianças. Salvou a vida de Nezumi, a custo dos seus privilégios de elite.

Ele é constantemente repreendido pelas suas ações, acusado de o fazer para satisfazer o seu próprio ego, por Nezumi e Inukashi. Porém, ambos só sobreviveram até aquele ponto graças às boas ações dos outros. Ambos foram erguidos pela gentileza dos outros. E ao lembrar essa gentileza, fazem em troca coisas gentis. Inukashi aceita tomar conta do bebé, Nezumi deixa Shion viver com ele e ajuda-o a salvar Safu. 

Os animais são constantemente elogiados por serem superiores aos humanos e pelos laços que eles formam serem mais poderosos que com outros humanos. Inukashi pode ter sido salvo por um homem idoso, mas é a sua mãe, uma cadela, que o manteve quente  e lhe deu leite. São os cães que o protegem, que recolhem informação, que ajudam a ganhar dinheiro por manterem os clientes do hotel quentes. Ele é chamado Guarda-cão por algum motivo. 

Nezumi também tem uma ligação especial com animais. Cravat, Tsukiyo e Hamlet conectam-no com o Povo da Floresta, e ajudam-no a recolher/passar informação, e ainda lhe salvam a vida por distrair ou atacar os adversários. Assim como com Inukashi, o seu nome é Rato por um motivo importante.

O corvo de estimação de Yoming, os ratos da sociedade subterrânea, o apelido do major Fennec (ou Feneco, uma raposa do deserto), as abelhas e Elyurias... Asano escreve sobre uma relação entre animais e humanos que é um laço mútuo um com o outro para provar o quão sagrados e importantes eles são.

Todos os humanos estão conectados. Ok, vamos ver se eu consigo explicar isto. Karan era amiga de infância de Rou (que ajudou a criar Nezumi) e através dele conhecer o Major, o cientista sem nome, e Rikiga, que mais tarde ajuda Shion no Distrito Oeste graças a essa conexão. Karan conhece Yoming porque ele é tio da sua cliente Lili. Yoming aproxima-se de Karan porque a sua esposa e filho foram assassinados por No.6, o que se relaciona à sua perda de Shion. O pai de Lili trabalha nos serviços sanitários do Edifício Correlacional e negocia restos de comida e roupa com Inukashi, e mais tarde ajuda Nezumi e Shion a entrar no Edifício Correlacional. Também é ele que leva o casaco de Safu até Inukasi, acabando no mercado do Bloco Oeste, onde Shion o descobre, percebendo que Safu foi levada ao Edifício Correlacional. Nezumi conhece o pai de Shion em Beyond. No extra curto Flores, Rikiga recebeu muffins de uma pastelaria em No.6 por um cliente, partilhando-os com Nezumi, Shion e Inukashi, e que são da pastelaria de Karan. Nezumi escapa-se de levar uma sova do guarda-costas de Rikiga, Cronk, por este ser um dos seus fãs. Cronk está casado com a mercadora que tinha o casaco de Safu. Nezumi pede a Sullu, uma das prostitutas (e amante implícita) de Rikiga para lhe contar falsa informação de modo a Rikiga ajudar na infiltração do Edifício Correlacional - Porquê que ela alinha? Porque ama Nezumi, é claro. O encontro de Rou com Elyurias e a escrita de um relatório conduz ao Massacre Mao. Shion desenvolve um certo carinho por Kalan, porque ela tem o mesmo nome da sua mãe. Inukashi dá ao bebé o mesmo nome de Shion porque eles partilham o mesmo tom de olhos. O médico que salvou Nezumi queria que Shion lhe seguisse a carreira e se tornasse médico. Esse mesmo médico perdeu o seu irmão rebelde para No.6 e ajuda na rebelião sob a alçada de Yoming. Tenho a certeza de que há mais coisas, mas essas são todas de que me consegui lembrar. 

Alusões temáticas a outras obras
Macbeth é citado pelos assuntos corruptos e pelo quanto se relaciona com a natureza / ordem natural das coisas.

O nome artístico de Nezumi é Eve, a tempestade. Considerando que ele faz Shion cair do pedestal divino (No.6), parece ser verdade. A parte interessante desta alusão vem mais tarde com a sobrevivência de Shion à vespa parasita: Ele desenvolve uma serpente vermelha em torno de todo o corpo, e tenta Nezumi a mudar completamente o seu estilo de vida e eventualmente desistir da vingança contra No.6. 

Fausto é muitíssimo citado. Com Nezumi a citar Mephistoles precisamente antes de começar a torturar um elite de No.6. Isso é usado para mostrar que embora Nezumi não seja um demónio, não é um ser tão perfeito (um anjo) como Shion o via até essa altura. 

Hamlet é referido em parelelo com a vingança de Nezumi contra No.6, pelo ódio puro presente. São as vozes dos mortos que o estimulam a "destronar o rei" (No.6).

Simbolismos

Coloração
Cores quentes para o Distrito Oeste e cores frias para No.6. São brilhantemente usadas no visual do anime, como uma extensão das descrições do formato original (www)

Shion e Nezumi são coloridos por conveniência, para representarem o YinYang um do outro. Nezumi, que não pode esquecer o que descobriu sobre No.6, tem cabelo escuro e olhos frios. Shion, que não pode esquecer o que descobriu sobre o Bloco Oeste, tem cabelo branco (quase transparente) e olhos quentes, para não mencionar a cicatriz da serpente vermelha no seu corpo-

Penso que a cena mais arrepiante em que isto foi usado foi no final do capítulo Dias de Shion em Beyond, após ele mandar prender Yoming, e perdoar os seus co-conspiradores. Shion olha para o azul através da janela, ao qual depois vira costas. Insinuando que a crueldade do ato poderia facilmente torná-lo no próximo ditador de No.6. 

A beleza e graciosidade pouco natural de Nezumi
Ele é comparado com um boneca por diversas vezes. Shion chega mesmo a tocar-lhe na face para ter a certeza de que ele é real, e apercebe-se de que ele é quente. Todos seus movimentos e palavras são perfeitamente coordenados, uma alusão ao seu trabalho como ator e às suas reservas quanto a partilhar informação sobre si próprio.

Adicionalmente a isto, Shion, que está sempre a divagar sobre a beleza dos olhos de Nezumi, constata que a luz nunca os alcança, e isso mantém-no fascinado. A tentar descobrir a verdade sobre o que Nezumi oculta.

É pouco depois de Shion matar o segurança (Rashi) e Nezumi chora em frente dele, a sangrar profundamente, a mancar na sua direção, que Nezumi aparenta ser completamente humano para Shion - no elevador, Nezumi até cora. É quando Shion o vê no seu estado de fraqueza que a "máscara" de Nezumi cai. A sua aparência era outra fachada, uma forma de manter distância em relação a Shion.

Após isto, quando encontram Safu, cobertos de suor, sangue e rastos de lágrimas, Nezumi pede-lhe desculpa pela sua aparência. Mas já não é mais descrito como uma boneca, pois Shion conhece o seu passado, os seus medos e as suas esperanças para o futuro. Vê-o como um completamente realizado ser humano.

Beijos
Há muitos beijos significativos na sério usados para expressar todo o tipo de emoções e pensamentos distintos. 

Safu beija Shion na bochecha enquanto criança (apenas no anime) para tentar expressar o seu amor por ele. Shion pensa em como a sua mãe também lhe dá beijos na bochecha. Considerando quanto ele nutre um amor familiar por Safu, isto é bastante esclarecedor.

Shion dá a Nezumi um beijo de despedida, quando julga que se está a encaminhar para a morte para resgatar Safu do Edifício Correlacional. Quando Nezumi pergunta, chama-lhe um beijo de boa noite. Esse beijo faz Nezumi chorar e agir para impedir Shion, e a luta que se segue permite a ambas as personagens clarificar as suas emoções, e se verem como iguais enquanto prometem ser mais honestos e não voltar a mentir um ao outro. 

No Edifício Correlacional, Nezumi diz que beijaria Shion enquanto lhe cortaria a garganta, para lhe dar paz enquanto morresse, e para provar que os seus beijos de despedida são melhores que os de Shion. Nem sequer sei o que dizer deste, a sério, isso faz com que Shion acorde de uma forma um pouco ridícula e desajustada à situação, mas suponho que o sossegou um pouco no meio de todo aquele caos.

Antes de Nezumi partir no epílogo, ele beija Shion. Quando Shion lhe pergunta se aquilo foi um beijo de despedida, Nezumi diz que foi uma promessa. Reunion will come.


Fim da tradução
Era isto o post. Especialmente, adorei a parte sobre a natureza e os animais, sobre No.6 testemunhar as atrocidades do passado e sobre como tudo está conectado. Já alguém aí sabia disto tudo?

1 comentário: