13.1.16

Recomendações de fics [parte 2]


POR FAVOR NÃO ME APEDREJEM! *é neste momento que fico contente pelos poucos leitores do blog, significa menos pedras* Eu sei que desapareci por um mês, mas foi sem intenção! Na verdade, eu estive a preparar muitas postagens nos rascunhos, incluindo análises e artigos mais leves, como recomendações. E hoje trago precisamente um post com recomendações, de fics, já que as fics de No.6 são perfeitas pelo como respeitam a obra original, mesmo os AUs são fieis às sensações que as novels passam e é difícil achar uma fic que seja no AO3 que esteja mal escrita.

Mas primeiro, como compensação, devo dizer que achei uma fã no tumblr que está a traduzir o MANGÁ COMPLETO de No.6 para inglês, ONLINE. Os sites de mangá tinham deixado de o fazer porque a editora Kodansha Comics proibiu {mais informações}, mas ou a proibição não se estende ao tumblr, ou é a fã que a está a ignorar, traduzindo a partir dos lançamentos online chineses de forma bem competente. Aqui o dito link: www

  
No universo original
» Not perfect: www - Se a minha memória não falha, esta é uma das minhas fics de pós-reunião favorita. A trama é totalmente plausível, não roça dramas, romance nem piadas, e tanto os diálogos quanto as descrições surgem com naturalidade. O tamanho de cada capítulo é também bastante razoável. A autora não tem atualizado muito recentemente, porque esteve a corrigir os erros gramaticais e pequenos detalhes dos capítulos anteriores, como alerta nas notas - e considerando o quanto se notava que inglês não era a língua nativa dela, acho uma boa decisão. Então leiam, porque a trama é maravilhosa e se eu tivesse de escolher alguma fic de continuação para se tornar oficial, escolheria essa.

» Warmth [oneshot]: www - Este é uma fic bem pequenina que pode na perfeição ser encaixada na história original, afinal, situa-se na noite antes da ManHunt. Tem um toque bem introspetivo e terno, mas também uma certa contradição e crueldade escondida - ou seja, é narrada do ponto de vista de Nezumi, que como nós sabemos, se vê como alguém maldoso que vai corromper Shion, embora isso não seja verdade e o próprio Shion queira tornar-se seu igual. É uma fic passada numa única cena, que trata, basicamente, de calor humano - e sem perversões aqui. É simples e bonita, daí recomendo.

» Define sexual: www - Eu achei esta fic um pouco frustrante pois eu nunca imaginei Nezumi nem Shion como fazendo parte do guarda-chuva ace {informações aqui}, e para além de achar que não é algo que combina totalmente com as personagens, ainda acho que a autora cometeu alguns deslizes no que toca a abordar/representar esses tipos de sexualidade. Mas a intenção é boa e a escrita também, para não dizer que tem a sua plausibilidade. Não é bem a minha fic favorita, mas talvez o problema esteja nos meus headcanons - nada de que não possam vir a gostar.

» Salvation and destruction [oneshot]: www - Então, err... é uma oneshot bem grande, e tem em grande consideração os detalhes do anime, não do mangá ou das novels. Mas é das poucas fics que se baseia no anime que não e irritou, escrita com dignidade, seriedade, mas pequenas piadas típicas de Nezushi, sem exageros nem estereótipos forçados, o que por si só já vale a recomendação. Também gostei porque, para uma fic pós-reunião, retrata - sem apontar como causa o trabalho duríssimo ou alguma depressão de Shion - retrata as dificuldades de reatar um relacionamento, ou pelo menos de reatar a naturalidade dele. Os diálogos são excelentes, e dá gosto de ler. Só ainda não percebo muito bem o começo...

» Once again: www - Com 6 capítulos bem escritos, parece que a autora a abandonou pela metade. É outra fic de reunião que considero plausível e que tem em conta aspetos do trabalho do Shion, e um pouco sobre a dureza da vida. A progressão dos capítulos também é lenta, o que fez com que eu não tivesse uma opinião muito forte sobre a fic, mas do que vi, ela é boa. Tem descrições realmente frustrantes e tristes, mas considero isso um ponto forte, porque estão muito bem feitas, e mais uma vez a contradição mental de Nezumi é notória. Oh, a autora leu as novels, o que garante detalhes credíveis à narrativa - e não se preocupem, várias personagens aparecem. Oh, e está implícita a ideia de que Nezumi se prostitui por algum tempo, mas pareceu-me um headcanon interessante e que pouca gente se atreve a retratar nas suas histórias.

» Puzzle pieces [oneshot]: www - Ha, essa é uma daquelas fics não tão puras em que quem escreveu usa uma desculpa não totalmente ridícula, não totalmente improvável, não totalmente absurda - embora toda a gente saiba que nunca seria usada oficialmente - para levar a uma confissão e posterior lemon. Mas a razão tem o seu quê de séria e perturbadora, não leiam na esperança de encontrar um motivo engraçadinho e leviano. Não vou dizer mais, digamos apenas que, apesar de tudo, me ri do como a autora retrata a dupla como completamente incompetente, e que é revelado que no final o Nezumi parte em viagem, como na obra original.

» A ghost at most [oneshot, quase drabble]: www - Eu quase CHOREI ao ler isso - como é que tão poucas linhas podem ser tão dolorosas, e tão realistas? Basicamente, essa fic mostra o "estado fantasmagórico" em que o nosso albino se encontra após ser abandonado por Nezumi e tendo imenso trabalho a fazer. Não, não há nenhum desespero irritante, estejam descansados, na verdade a escrita dessa pessoa reflete bem aquilo que eu mesma imagino que terá acontecido: O Shion a tentar agir normalmente e a dar duro pelas pessoas, mas ao mesmo tempo com uma certa melancolia, cansaço e visões de Nezumi. Não digo mais, mas é um texto lindíssimo de ler.

 
AUs e afins
» The coffee cup pyramid: www - Nezumi tem dois trabalhos - num bar noturno, como Eve, e durante um dia, num café. Acontece que Shion se vai tornando um cliente regular. É bom como a autora dessa fic consegue dar conta de várias personagens e não só da dupla, e como retrata bem os pensamentos contraditórios, complicados e em parte fofos de Nezumi, que é tão sarcástico que me arranca lágrimas de tanto rir. Para completar, o "inocente" Shion tem o seu quê de esperteza também, embora Nezumi demore a notar, e é tão direto quanto... bem, ele próprio. Eu adoro a narrativa, pena que parece que a fic está a ser abandonada.

» Maybe in another life [oneshot]: www - Um único capítulo não dá para muito, apenas para estimular teorias e fazer os leitores pensarem que, após um encontro ocasional e "explosivo" na rua, a dupla se voltará a encontrar. Além disso, apesar de ser o primeiro encontro de Nezumi e Shion "naquela vida", ambos parecem achar o outro familiar, e ter memórias de algo que viveram com um outro - mas especificamente, memórias belíssimas, de quando eles viviam os dois no arquivo subterrâneo do Bloco Oeste e de tudo o que compartilhavam no dia a dia. Isso leva a acreditar que o que acontece nas novels aconteceu com eles aí, numa outra vida, e ei, já contei a fic quase toda, mas tudo o que está aí escrito é tão bonito que até comove. Afinal, se Nezumi não cumprir a sua promessa, talvez possa concretizá-la numa outra vida...

» Evanescent [oneshot, mas não era para o ser...]: www - A autora pretendia escrever mais capítulos, mas acabou por não o fazer, então nada para além de um primeiro encontro e questões levantadas são abordados nessa fic. Mas tinha imenso potencial, e só esse primeiro capítulo me deixou felicíssima a ler. Shion é um pianista praticamente obcecado com Nezumi, que toca violoncelo, e que apesar da aparência magnânime que exala no palco é na realidade um quanto bipolar. Oh, e a Safu mete a colherada para tentar aproximar os dois, dizendo as coisas que Shion tem vergonha de admitir. Enfim, o que aparece aí é engraçado e plausível, pena não ter continuidade.

» Bus Ride Universe: prólogo + história principal + sidestory - Eu adorei esta fic com todo o meu coração, até personagens de Free e de Shingeki no Kyojin aparecem como secundários, e não é que a maneira como se entendem com Shion e Nezumi é perfeitamente concebível? Aliás, a autora é genial no que toca a caracterizar e dar atenção a tudo o que e personagem, nem uma única acaba esquecida. Basicamente, Shion e Nezumi acabam a partilhar um quarto julgando que o outro não se lembrava da viagem de autocarro que tinham feito juntos enquanto crianças, e Shion tem ainda um segredo a esconder que é chamado de "No.6". Não só o enredo é perfeito, como o relacionamento entre a dupla é lindíssimo (ou seja, Shion é o gay que ganhou coragem para ir viver com o mal-humorado-mas-nem-tanto e viciado em musicais Nezumi, e as partilhas do dia a dia, as memórias do passado de ambos que vão sendo reveladas e os diálogos são magníficos), isto para não falar do final digno e da escrita sem uma única falha da autora. Nunca me vou esquecer da expressão "Foi um beijo borboleta". Entendedores entenderão. LEIAM A DESGRAÇADA DESSA FIC!

» The Prince and the Rat (Shrek parody): www - É uma pena a autora fazer descrições curtas e encerrar as várias cenas depressa, retira uma certa solidez à trama, e eu adoraria conciliar esse realismo com a comédia e as mensagens belas da história. É uma paródia com Shrek, o que por si só já diz tudo, certo? Se não, a princesa Fiona é protagonizada por Shion, e o Shrek por Nezumi - convenhamos que o mau humor e o sarcasmo não poderia ser mais semelhante >.<

» Drunk Shion and annoyed Nezumi [oneshot]: www - Achei essa uma fofura de fic :) Na verdade, encontrei-a hoje mesmo, e para oneshot, nem é assim tão curta, mas lê-se facilmente. As personagens são universitários. O irritante colega de quarto de Nezumi decidiu dar uma festa, e Nezumi encontra, esquecido no banheiro, um albino bêbado - em vez de o enxutar como tencionava, acabou por deixar Shion passar lá a noite. Acontece que Shion é, tanto bêbado como não, aparentemente ingénuo e persistente, e acabou por convencer Nezumi a não quebrar laços ali. Enfim, merece bem uma olhada, eu derreti-me com tanta fofura e simplicidade junta, só não conto mais porque se não lá era. As melhores cenas são os diálogos internos de Nezumi - ele bem que quer afastar Shion, mas acaba por não conseguir >.<

  

Sem comentários:

Enviar um comentário