25.6.15

Mangá VS anime VS Novel


Julgavam que se tinham livrado de mim? *digo eu para ninguém* Nem pensar! E hoje irei de novo falar de algumas das diferenças (e, na sua maioria, erros, pelo menos eu não gosto nem vejo necessidade de mudar tantas coisas) que o estúdio Bones cometeu ao fazer o anime. São bastantes, e eu acho extremamente necessárias para quem só viu o anime e, apesar de fã, não está disposto ou não tem tempo para ler o mangá ou a novel. Está o mais resumido possível, e creio que toquei em todos os pontos importantes. Obviamente, tem spoilers, mas como é suposto que quem leia isto tenha visto o anime também, não há problema em ler. 

OBS: Primeiro saíram as novels, depois o anime, o último ep do anime foi adaptado ANTES de as novels serem concluídas, e só depois da novel Beyond saiu o mangá, motivo pelo qual o mangá tem cenas extra que nem nas 9 novels originais apareciam.
OBS2: Selecionem o texto em branco para ler.
Diferenças aleatórias {a ordem não é relevante}
  • Diferenças no caráter design entre a novel e a versão toi8/mangá/anime: www {post apenas sobre isso}
  • No anime, a Safu tem uma avó bastante presente, que na novel só é referida muito brevemente, sendo no anime suficientemente bem explorada e também um bom apoio para a própria Safu. Conto isso como um ponto positivo - e conto como ponto negativo o facto de depois desse desenvolvimento todo terem arruinado o final de Safu e avançado cenas oficiais da novel.
  • No anime, a Inukashi é mulher, mas tanto na novel como no mangá isso não está explícito. Aliás, há uma grande probabilidade de ser homem OU agénero. Farei um post sobre o assunto mais tarde.
  • A mãe do Shion, na novel, antes da perda de privilégios, era ligeiramente gorda. Isso já demonstrava que não estava completamente a favor do sistema, pois era considerado correto cuidar do corpo.
  • É referido na novel que, ao contrário do que era permitido em No.6, Shion tinha uma bicicleta sem limite de velocidade. Ele fazia pequenas coisas discretas que já revelavam uma certa falta de lealdade à cidade - sei que não é uma coisa muito importante para o anime, mas estou a dizer só para que tenham mais noção de que ele não era tão pateta assim. Aliás, no anime ele passa a ideia de ser demasiado inocente, enquanto na novel (e no mangá) há mais cenas a mostrar que tinha até uma consciência razoável do que o rodeava, e que tinha também a sua dose de sarcasmo. Quando fazia algo arriscado, não era por não ter noção do perigo, era mais por bravura e bondade.
Diferenças quanto ao final
  • No anime, a ordem dos últimos acontecimentos sofre uma ligeira alteração. Por exemplo, os anciãos que vivem no subterrâneo são encontrados após a dupla ter invadido o Correctional facility (esqueci o nome em português...), uma vez que vivem lá dentro, e até foram eles que ajudaram Nezumi a escapar de lá quando ele era pequeno, proibindo-o de voltar. Oh, após o genocídio do seu povo e antes de conhecer Rou (no subterrâneo), que foi um dos fundadores da cidade-parasita, Nezumi esteve algum tempo aos cuidados de Gran - que não se sabe se era mesmo avó dele ou apenas uma idosa do povo Mao que instigou o ódio de Nezumi contra No.6. 
  • Shion não se limita a matar um soldado qualquer, ele mata um instrutor militar chamado Rashi que o tinha interrogado quando ajudou Nezumi a fugir (em criança) e que o queria capturar após as mortes com as abelhas começarem. Shion matou-o no edifício correlacional para proteger Nezumi. 
  • No mangá/novel, o Shion nunca morre e ressuscita. Porém, o Nezumi esteve bem perto da morte. Assim: Após Shion perceber que Safu está morta, ele começa a dizer coisas horríveis sobre Nezumi enquanto fugiam e Nezumi concorda com elas - porque realmente acredita, ou para proteger a pouca inocência que restava a Shion, não sei - mas no meio da discussão, Nezumi interpõe-se entre uma bala e Shion, sacrificando-se por ele. Shion faz o que pode para o salvar, no edifício, mas quando saem, fica claro que Nezumi só sobreviveria num estabelecimento médico apropriado, razão pela qual o grupo (a dupla, Inukashi e Rikiga) enfrentam a muralha a arder para entrar na cidade de No.6 - o edifício correlacional ficara na fronteira, então até esse instante não se considera que eles estivessem realmente dentro da cidade. O médico era um conhecido de Shion e ajuda-o, mas depois é assassinado. 
  • O final do mangá e da novel são explicados de forma mais científica, enquanto que o anime tem um ar mais fantasioso e avança IMENSOS acontecimentos e explicações. Imagens spoiler aqui: www. Além disso, Shion e Nezumi não se limitam a invadir o edifício correlacional, Shion convence uma multidão a não se revoltar e deixá-los alcançar Moondrop (o edifício principal), onde Nezumi canta para evocar e acalmar a ira da deusa, Elyurias. Já agora, a revolução foi provocada por Yoming, que queria tanto destruir o governo que espalhou o boato de que o Mayor detinha a cura para o envelhecimento repentino. 
  • Sim, Elyurias é o tal elemento fantasioso, mas a deusa estava apenas enraivecida com a manipulação da cidade e com o uso das abelhas que os governantes implantavam nos cidadãos para os manteres "mansos" e sob controlo. Só os Cantores - que tinham de ser descentes dos Mao (Povo da Floresta) - tinham o poder de evocar a deusa, e como Nezumi foi o único sobrevivente de quando No.6 chacinou o seu povo, teve de ser ele a salvar a cidade que até lá odiara.
  • Não, a Safu NÃO É Elyurias, o seu cérebro apenas teve uma ligação com a deusa através de uma experiência científica. A Safu tem um papel mais importante no mangá/novel, e embora não fique claro no anime, quando Shion a reencontra, ela não pode voltar com ele porque já está morta. Aquele era apenas um holograma, uma imagem. Também foi graças aos poderes da deusa que Shion e Nezumi sobrevivem à entrada no edifício correlacional, pois sem algumas ajudas, Shion não teria conseguido hackear todos os sistemas de segurança, mas Elyurias e Safu, cuja mente estava no computador Mãe (antes da dupla destruir a máquina), influenciou os sistemas. 
  • Não é Karan que vai a correr ter com o filho. Ele, e Nezumi, é que vão ter à pastelaria, onde ambos são abraçados. Karan não podia ter abandonado a pastelaria porque estava a cuidar da Renka e da Lili (uma amiga e a filha desta) e a dar suporte a quem precisasse, além disso, provavelmente ela já teria visto o filho vivo depois de este sair do edifício correlacional (antes da invasão, o Nezumi ia mandando mensagens a contar como estava tudo bem), quando Shion falou à multidão. 
  • Nezumi não parte imediatamente. Fica (uma semana?) em casa de Shion e de Karan, a recuperar. No final do mangá/novel, Nezumi promete ao Shion regressar. Mas como já disse neste post sobre o que acontece depois [clique no título], não há nada que nos indique que o vai cumprir, e fica pelo menos 3 anos ausente.
  • O bebé - que NÃO é filho de Inukashi, para quem ainda faz confusão - no mangá/novel, fica sempre a cargo de Inukashi e dos cães, enquanto que no anime regressa ao Shion. Logic?


Termino aqui com algo achado no tumblr que resume perfeitamente o que eu agora acho do anime: www. Certo, o anime tem pontos positivos - a trilha sonora é razoável (a ending <3), captaram o essencial, serviu de motivação para ver o mangá, a cena da dança é lindíssima, expandiram o background da Safu, tem alguns Easter Egs (a agulha)... mas não faz justiça aos outros dois formatos, de todo.

4 comentários:

  1. Hello any ^^
    Seu layout ta super mega hiper plus divoso ^^ cara, nunca vi um lay tão divo que não seja feito por ti antes ^^
    Seguindo ok?
    Kisses

    ResponderEliminar
  2. Eu! Você abriu tanto meus horizontes desu ~ Vou dar pequenos comentários só pra mostrar minha gratidão, mas que você não ocupe muito seu tempo pra ler >////<
    É uma pena que não mostrem a avó da Safu como deve, achei que o papel dela no anime foi bem carismático. E a Safu, hein? Nossa, que ansiedade pra ler isso logo, acho que vai se tornar meu vício de 2016 >///<
    Obrigado por esclarecer tantas coisas, todas aquelas perguntas que fiz naquele post foram respondidas no passado *3*

    Diário de uma Otome

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoraria receber um comentário grande, mas aqui você conseguiu levar a minha falta de tempo mais a sério que eu própria, arigatou ;) Então, realmente nesse aspeto da avó de Safu, eu fiquei desiludida com o anime também, mas vai ver que de resto, pelo menos o mangá é fabuloso. E agora você sempre já sabe algumas das coisas importantes :) Ah, também tenho posts a analisar a partida de Nezumi, ou de outras temáticas de No.6 que não se prendem com o romance (no momento, é o segundo post a contar da home)

      Eliminar
  3. eu to confusa com o relacionamento deles tipo(se eles viram um casal ou nao)

    ResponderEliminar