22.5.16

Continuação de No.6? [spoilers!]


Ohayou :)

Apesar de ter deixado o blog parado por tanto tempo, adiantei diversos rascunhos, e assim que as minhas férias chegarem pretendo compensar pela ausência. Além disso, em breve estreará aqui uma postadora nova, aguardem pela Natsu ^^ De qualquer forma, para matarem a sede de novidades, o que trago hoje é um post particularmente importante pois todas as teorias que apontavam para uma continuação de No.6 (não do anime - já explico porquê - mas sim das novels) parecem estar prestes a confirmar-se. Nada é certo, mas de facto a autora parece estar a pensar numa continuação. Sem mais delongas, passo à contextualização e às provas. 

Contextualizando:
Caso você seja algum fã que acabou de aterrar aqui e não esteja a par do material oficial disponível em tumblrs ingleses, fique sabendo que É IMPOSSÍVEL O ANIME TER CONTINUAÇÃO. Na verdade, o final do anime é consideravelmente filler, só sendo fiel na parte [spoiler - selecione para ver] da partida de Nezumi [/spoiler], mesmo essa abordada de forma distinta. Essas diferenças são facilmente explicáveis: quando o anime chegou aos últimos episódios, as novels/livros de que foi adaptado ainda não tinham chegado ao fim. Já o mangá, feito posteriormente, conseguiu ser muitíssimo mais fiel, e podem conferir a versão completa aqui: www «é o único site onde podem ler completo, pois a editora [Kodansha Comics] proibiu sites de mangás de lançar a tradução.

Para quem não tenciona ler as novels, mas se quer certificar de que compreende tudo o que será mencionado neste post, aqui uns links úteis:
Como podem ver, o anime não tem material que reste para adaptar, e o final alterado seria um impedimento caso esse mesmo material viesse a surgir. Além disso, não foi muito bem recebido e imagino que o estúdio Bones não pretenda investir numa continuação pouco rentável. Já o mangá teria as bases necessárias para sustentar mais história, mas a mangaka, Hinoki Kino, anda a dedicar-se a uma obra própria - Setsuna Graffiti. Daí também ser pouco provável receber continuação. 

Portanto, agora listarei as teorias e possíveis provas que apontam para uma continuação da novel...

Continuação das novels:
  • Teorias pós-Beyond» com base nisto: www www
Quem chegou a ler os links que deixei em todo o post, ou pelo menos sabe das tretas que se passaram em Beyond - a novel de "continuação" que foi publicada como um 10º volume (em 2012), um ano após as 9 novels principais (até 2011), e podem ler em português aqui» www - tem noção de que a obra apresenta histórias de fundo, mas também momentos do presente das personagens. O presente das personagens poderia ter-nos sido mostrado como uma espécie de conclusão, contudo, vários fãs acharam - e eu concordo - que o epílogo da novel 9 foi muito mais conclusivo do que esse volume extra. Com "ar conclusivo", não me refiro a anular qualquer mistério sobre a obra, mas refiro-me a fechar as pontas soltas e a não criar brechas para uma nova trama. O que Beyond fez foi precisamente o contrário: deixou entrever IMENSAS linhas de ação que, futuramente, poderiam ser trabalhadas de modo a atingir proporções maiores. Vamos comparar:

» Novel 9: Vemos que, apesar da partida de Nezumi, uns 3 anos depois Shion aparenta estar em paz consigo mesmo, consideravelmente feliz e receptivo a o que quer que aconteça. Ocupa um cargo importante no governo, mas parece que conseguiu grandes conquistas e que mantém contacto com o resto dos amigos, como a/o Inukashi. A última cena mostra-o a abrir a janela na esperança de que Nezumi volte.
VS
» Novel 10: 1 ano após a partida de Nezumi, Shion está lotado de trabalho, stressado, exausto, e quase nu estado de depressão (talvez devido às perdas de Nezumi e de Safu). Karan só o consegue animar convidando Inukashi e Rikiga, e após o encontro, Shion tem de voltar ao trabalho e de ir contra as suas próprias crenças, armando um plano para prender Yoming, que aparentava estar a corromper o governo. Karan faz referências ao pai de Shion e, coincidência ou não, no capítulo de Nezumi vemos que este encontra o pai de Shion enquanto viajava. Nezumi acaba por deixá-lo partir para No.6, apesar das intenções de comprar a cidade-estado com o ouro que o pai sabia onde se encontrava, só para poder estragar o governo. Nezumi só lhe poupa a vida porque sabe que Shion não gostaria de o ver matar por sua causa, mesmo insistindo que Shion era uma pessoa do passado.

Então, como devem ter notado, há um contraste enorme entre a ambientação de cada final: no primeiro, temos uma ambientação esperançosa, enquanto que no segundo, é depressiva e cruel. Não é regra, mas finais tendem a ter um ar mais esperançoso, e embora cronologicamente os eventos do epílogo (novel 9) se situem depois dos de Beyond - levando-nos a concluir que Shion recuperou alguma da sua felicidade, sem que tal se deva ao regresso de Nezumi - não sabemos o que sucedeu ao pai de Shion, nem sequer se ele chegou a dar as caras entre o tempo que separa os dois finais. O pai do Shion dará claramente problemas à cidade: se a quer comprar e manipular, e se acredita que No.6 acabará sempre na corrupção, opõe-se diametralmente aos ideias e esforços do filho, o que é uma linha de ação totalmente merecedora de ser explorada. A autora, Hinoki Kino, não costuma escrever nada sem razão. Se não quisesse dar uso ao pai de Shion, à depressão do filho e às contradições internas de Nezumi, nunca as teria mencionado e contentar-se-ia em escrever um volume extra com histórias de fundo, mas nada dessa importância.

Mas se isso não é convincente que chegue, temos ainda uma...
  • Pseudo-confirmação da autora» o link pode ser consultado aqui: www
Em Novembro de 2015, Kodansha (a editora) publicou uma edição de Beyond que incluía uma nota da autora, escrita por ela em Outubro de 2015 - o que é consideravelmente recente, hum? Aqui vai a tradução para quem não quiser ler em inglês:

A todos aqueles que leram esta história, agradeço-vos do fundo do meu coração.
A história de No.6 finalmente se aproximou do final. Assim sendo, tinha planeado escrever sobre Nezumi e Shion em "Beyond", para vos contar o que aconteceu aos dois depois [dos eventos principais]. Inicialmente. 
Mas quando comecei a escrever, as suas jornadas apresentaram-se-me íngremes e atormentadas com dificuldades. Eu estava lamentavelmente envolta por esse pressentimento. 
Depois, eles iriam voltar a encontrar-se? Poderia Nezumi que prometeu reunião cumprir a sua palavra? Não iriam eles encarar-se como inimigos?
Nem eu própria consegui alcançar respostas. 
De respiração estável e força acumulada... Acho que quero ver e confirmar o destino desses dois. Espero que esta seja um dia uma história que eu vos possa entregar brevemente. 
Para quem acompanhou No.6 e deu o seu suporte contínuo, muitíssimo obrigada.
Atsuko Asano. 
O quê que eu acho de tudo isto: 
Eu partilho da opinião de grande parte do fandom: www

Claro que, se alguma vez sair uma continuação oficial, eu vou ficar totalmente histérica de felicidade, incredulidade e emoção. Claro que quero saber o quê que realmente acontece ao Nezumi e ao Shion. É uma pergunta que precisa desesperadamente de resposta.

Porém...
E se o final for horroroso? Aparentemente, a autora não se sente tentada a uma trama leve e piedosamente feliz, e quem sabe se ela não aplicará o mesmo ambiente opressivo ao final - seria até maduro, e desde que não caia na trope Bury Your Gays, por mim tudo bem, eu até vou com a cara de finais arrasadores. Mas e se não for credível? E se parecer forçado ou contraditório? Eu gosto de No.6 pela forma como não há homo/bi/transfobia, pela forma como no final tudo deu certo, pela forma como as escolhas de cada personagem foram respeitadas... e ver isso negado seria uma chapada na cara.

Com o final oficial que temos até agora, todos os fãs estão aptos a imaginar a continuação que desejam. Aliás, muita gente partilhou o que imagina sob a forma de fanarts, headcanons ou fics, e diria mesmo que o fandom tem trabalhos de qualidade gritante. Já li fics de todos os tipos, e relativamente às fics de continuação no AO3, quase todas me convencem consideravelmente. Originais ou não, é difícil para mim decidir qual final eu própria desejaria. Assim, posso aceitar todas essas versões paralelas, e quem quiser pode escolher a sua favorita.

Com uma continuação oficial, todos esses finais paralelos deixarão de ser válidos. O que é muito triste.

Ainda quero uma continuação. Mas se vai anular tudo aquilo que o fandom se dedicou a construir, que pelo menos seja tragável.

20 comentários:

  1. Eu ia adorar uma continuação, mas queria uma final feliz com ambos juntos e se amando...pelo visto, a autora está imaginando altas tretas e muitos problemas, acho que se for assim melhor continuar como está mesmo kkkkkkkkk

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não imagina como eu entendo, nós e muitas fãs adoraríamos um final assim. Humm, mas desde que no final tudo termine bem, também não me importo que haja um enredo mirabolante pelo meio.

      Eliminar
  2. Nossa, amei demais seu blog, o melhor blog que achei em língua portuguesa sobre N.06, nem sei como agradecer a existência desse blog MARAVILHOSO. Só é muito dificil de comentar, tive que desenterrar um login aqui para poder comentar, porque eu queria muito dizer o quanto estou amando o blog e agradecer muito você, e pelejei para conseguir. Se desse para comentar pelo facebook ou pelo disqus seria muito mais simples e pratico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, a sério? Não tem a opção de comentar como anónimo? (pelos vistos não). O sistema do blogger é este, não há muito que eu possa fazer infelizmente, mas ainda bem que conseguiu desenterrar esse login. Bom, daria para eu trocar pelo disqus, mas depois não daria para personalizar a área de comentários e ficaria desenquadrado com o design do blog, e a maioria dos comentários que eu recebo nos meus blogs é de pessoas que têm conta no blogger - outras blogueiras e assim - e eu receio que mudando dificultasse as coisas para leitores de longa data. Gómen. Mas obrigada pela sugestão :)

      De qualquer maneira: Fico feliz por este blog estar a ser útil, apesar de eu não lhe dedicar tanto tempo quanto gostaria - nem sonha os posts que tenho nos rascunhos e pretendo terminar >.< - é bom saber que mesmo assim disponibilizo material que é difícil achar em português. O propósito sempre foi esse. Já agora, respondi ao seu comentário no post de Beyond, e disse lá que, se souber inglês, pode ainda conseguir uns achados interessantes no meu tumblr de No.6, desde análises a fanarts, a sua maioria reblogados: http://wegivehimwater-no6.tumblr.com/

      Jaa!

      Eliminar
  3. Por favor, atualize quando a autora dizer alguma coisa :D

    ResponderEliminar
  4. So queria saber o que aconteceu depois, pra onde o nezumi foi?,ele vai voltar?
    O que eles vão fazer?

    ResponderEliminar
  5. Nossa seu blog é demais, confesso que realmente seria interessante, que de alguma forma Nezumi e Shion encontrassem uma maneira de estarem juntos, o que mais me preocupa é o fato de Nezumi querer de alguma forma comprimir seus sentimentos por Shion, mas é algo que provavelmente a autora não fará, os dois juntos no final é o que importa.
    Houve alguma notícia sobre a continuação da trama?

    ResponderEliminar
  6. Mentira que não é impossível, pq eu já tenho várias ideias pra continuação do anime (No.6)

    ResponderEliminar
  7. Mano, concordo e as vezes aceito finais desastrosos,mas não dá eles tem que ficarem juntos pqp

    ResponderEliminar
  8. eu só gostaria de dizer que estou simplesmente encantada e animada demais com esse blog aaaaaaa eu assisti No.6 muitos anos atrás, mas hoje decidi reassistir e lembrei da enorme emoção que senti com esse anime, fiquei louca atrás de saber se teria continuação ou algo do tipo, até que achei seu blog e vi sobre as novels, estou realmente ansiosa pra ler. Adorei seu blog, explica tão bem sobre as novels/mangá e anime❤️❤️❤️

    ResponderEliminar
  9. Acabei de assistir o anime e estou encantado!! Passando para agradecer pelo blog e por não ter desativado ele mesmo após anos sem atividade (acredito que por causa da falta de novidades em relação a obra) é muito difícil de achar informações sobre No.6 em português depois de todos esses anos desde o lançamento. Através do conteúdo do seu blog eu pude descobrir que o final do mangá não foi fielmente adaptado, além de outras curiosidades e continuação através da Novel, que aliás, me deixou bem frustrado com o desenrolar da trama escolhida pela autora em Beyond, porém, este post conseguiu me consolar bastante, pois a julgar pelo que já foi dito pela autora, e o conteúdo da última novel, nao acredito que em uma possível continuação a autora seguiria uma linha otimista ao qual os fãs gostariam, acho que nós frustraríamos mais ainda, logo, acredito que seja melhor ter um final em aberto onde nós é possível imaginar e decidir o final por nós mesmos :). Fico muito triste em saber que o anime não teve uma boa recepção… acredito que ainda atualmente (2021) depois de tanto tempo ainda continuamos sem nenhum tipo de continuação/novidade ou qualquer tipo de declaração da autora sobre a obra, estou certo? Agradeço novamente pelo blog, e se caso alguém tiver alguma recomendação de animes com essa temática mais séria de Yaoi/boys love parecido com no.6 ficarei muito feliz ❤️

    ResponderEliminar